sábado, 2 de abril de 2011

Asha Bhosle e Lata Mangeshkar

Quinzena temática - produtos da Índia em destaque


Houve um tempo dourado em Bollywood, entre os anos 40 e os 70, em que praticamente não havia filme onde as protagonistas não fizessem uso das vozes das irmãs Asha Bhosle e Lata Mangeshkar. Aquele registo hiper agudo, com melodias espantosamente sinuosas, capaz de nos transportar instantaneamente para um transe doce e quente, é a imagem de marca primeira dos filmes de Bollywood - aliado, claro, às espaventosas coreografias.


Ora a omnipresença das duas cantoras - as rainhas do playback - fez delas duas figuras idolatradas em terras indianas, exemplo maior de como se deveria nos filmes mas também fora deles, e ajudou a uma versatilidade absolutamente deslumbrante: baladas melosas, canções dos Alpes com vozes a ecoar interminavelmente por cima de montanhas de violinos em delírio, funk infecto da melhor safra ou temas de espionagem capazes de fazer corar James Bond de vergonha ou abuso de picante.

Asha (que tocou no FMM de Sines em 2008 e levou a uma deslocação em massa da comunidade indiana em Portugal; homenageada no tema dos Cornershop 'Brimful of Asha') e Lata são duas descobertas essenciais e que marcam indelevelmente a cinematografia e, mais ainda, a música indianas. As canções, quase sem excepção, são uma perdição de charme que carrega tanta cor quanto todo aquele extenso, misterioso e magnífico país.





GF

Sem comentários:

Enviar um comentário