quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O sonho antes do pesadelo



Billy Corgan é o Sansão do rock. Desde que rapou o cabelo (no Inverno de 1995-96, um bocadinho depois da edição de “Mellon Collie & The Infinite Sadness”), enfraqueceu e ficou sem ideias. Seguiu-se um declínio musical vertiginoso e humilhante.
Mas o génio sobreviveu, só que tomou uma outra forma, a do marketing. E tem sido esse o instrumento destes Smashing Pumpkins mal renascidos, reformulados e re-reformulados.
Sem ser necessário empregar uma grande máquina de promoção, Billy Corgan tem conseguido pôr o nome dos Smashing Pumpkins na berlinda, à custa de notícias peculiares e sumarentas de que é sempre interveniente. Algumas destacam-se pela negativa, como os recados de ressabiamento contra os Pavement (Billy Corgan não se esquece da missiva anti-Pumpkins do tema ‘Range Life’). Outras sobressaem pela surpresa, como a descoberta recente de Corgan de que a nova baixista dos Smashing Pumpkins, Nicole Fiorentino, tinha sido em adolescente um dos dois rostos da capa do álbum “Siamese Dream”. Corgan garante que só soube disto depois da admissão de Fiorentino.
Pode desconfiar-se da autenticidade deste tipo de ocorrências, nunca do passado que os tornou célebres, incluindo o poderoso “Siamese Dream”.

Sem comentários:

Enviar um comentário