segunda-feira, 14 de março de 2011

Just Kids (2010)


Quinzena Temática – produtos de Brooklyn em destaque

É um dos livros mais belos, despudorados e generosos de que a mitologia rock alguma vez se poderá orgulhar. O relato da relação entre Patti Smith e Robert Maplethorpe, pela mão dela e por promessa a ele, é uma prosa de evidentes qualidades literárias (venceu o prestigiado National Book Award e as canções de Patti não deixam muito a adivinhar para o seu talento em páginas A5), mas sobretudo de partilha abnegada de uma história de amor, amizade, cumplicidade artística e tudo o mais. Sempre com Brooklyn a correr em pano de fundo.

É de uma ternura e uma candura poéticas que quase o lançam para terras da ficção, mas ao mesmo tempo puxado para o lado de cá da vida por uma honestidade desarmante relativamente à pobreza romântica em que os dois viviam, bastam-se um ao outro, à paixão febril que os consumia e fazia de cada um a fonte de inspiração do outro, com Rimbaud na mesa de cabeceira.

'We were as Hansel and Gretel and we ventured out into the black forest of the world. There were temptations and witches and demons we never dreamed of and there was splendor we only partially imagined. No one could speak for these two young people nor tell with any truth of their days and nights together. Only Robert and I could tell it. Our story, as he called it. And, having gone, he left me the task to me to tell it to you'.



GF

Sem comentários:

Enviar um comentário