sábado, 30 de abril de 2011

Não Estava Lá, Não Estava Lá


Jesus & Mary Chain - Londres, 1985


As recordações dos concertos rock dos anos 80 por parte do «pessoal da vanguarda» nascida na década de 1960 (e talvez mesmo na década de 1950) tem por anexo recorrente ambientes hooliganescos: janelas partidas, garrafas de vidro arremessadas para o palco, uns quantos murros entre gente que não se conhecia ou cadeiras arrancadas (quando havia). Filas indianas na direcção da sala de espectáculos parecia um cenário utópico dalguma era romana.

Foi também num barril de pólvora que os Jesus & Mary Chain começaram a aparecer, durante as primeiras invasões bárbaras a Londres. Jim Reid dava socos no microfone enquanto rebolava no chão, o irmão William estilhaçava ouvidos com os seus feed-backs e a abreviada bateria de Bobby Gillespie permitia-lhe tocar de pé. Eram mauzões mas tinham pinta. Dentro daquele som primitivo, o rescaldo era um revolucionário híbrido de Sex Pistols com Velvet Underground, com sotaque escocês... As mães não faziam ideia ao que os filhos iam.

A devastação, alimentada pelas músicas de "Psychocandy" (o álbum de estreia dos Jesus), ganhava um sentido literal e tinha duas partes: primeiro no palco, depois na plateia. Quem partia mais, não sabemos.









GP

Sem comentários:

Enviar um comentário