sexta-feira, 15 de julho de 2011

Apontamentos Alive - 4.2 Jane's Addiction


De regresso marcado parecem estar os Jane's Addiction. Pelo menos, foi isso que Perry Farrell deu a entender em entrevista televisiva. Espermos bem que sim, porque a actuação dos Jane's Addiction foi mais uma daquelas que, embora pecando por tardia, não deixou a sensação de ter vindo tão tarde que a música nos apareceu já artrítica, pouco elásticas, desbotada. Nada disso. Estranhamente, foi como se Ritual de lo Habitual tivesse sido lançado há um par de anos. E foi quase só por aí e por Nothing's Shocking que o concerto - de pouco mais de uma hora - passou. 'Just Because' foi a única de Strays, 'End to the Lies" a única do novo que ainda há-de vir.

E tornou-se claro que os Jane's Addiction não só são uma belíssima banda de concerto como igualmente que Farrell e Stephen Perkins são os motores de uma originalidade que entregue a Dave Navarro redundaria simplesmente noutro combo hard rock igual a todos os outros. O tom psicadélico que invade alarvemente as criações dos Jane's Addiction parte necessariamente de Farrell, ou não fosse ele o promotor mor da alucinação em palco. De sorriso constante, num qualquer plano espiritual que nos ultrapassa, o homem foi debitando os clássicos todos, de "Been Caught Stealing" e "Three Days" a "Jane Says" ou "Stop!".

Maravilha de concerto para encerrar o festival. Depois ainda houve Duck Sauce e outras coisas, mas o maravilhamento rock terminara aqui, numa sequência iluminada: Iggy, Grinderman, TV on the Radio, Anna Calvi, Jane's Addiction. Para o ano há mais.

GF

Sem comentários:

Enviar um comentário