quarta-feira, 20 de julho de 2011

Clássico na Loja


Townes Van Zandt – Our Mother the Mountain (1969)

Townes Van Zandt, o homem de face rígida que pouco sorri, poderia misturar-se facilmente no pelotão da frente dos cantautores americanos de hoje, naquele híbrido inseparável entre country e folk que lhe reconhecemos.

O final dos anos 60 e o início dos anos 70 fazem parte do período mais fértil do compositor, quando a sua melancolia, demasiado amarga e crua para ser lamecha, o conduzia para uma dimensão musical mais alta, e ainda não o fustigava para uma parasitária e futura dependência de álcool e heroína.

Dessa fase mais produtiva, ressalta como a maior penada de canções brilhantes “Our Mother the Mountain”, ao qual pertence ‘St. John The Gambler’, ‘Tecumseh Valley’, ‘Snake Mountain Blues’ e aquela que é uma das sete maravilhas da pop orquestral, ‘Kathleen’ (na qual os Tinderscticks se inspiraram para uma versão e para todo um reportório de originais). As letras, e o homem Van Zandt, caminham para o abismo; as canções vão para um plano supremo. Perdemos a encarnação do músico, jamais o seu espírito.








GP

Sem comentários:

Enviar um comentário