quarta-feira, 13 de julho de 2011

Óptimo Alive!


Top pessoal dos 10 melhores concertos da edição 2011 - com considerandos telegráficos.

Antes, uma mera nota pessoal: este foi dos festivais que maior barrigada de boa música me deu; o lixo foi sendo lateralizado na medida do possível.

1º - Seasick Steve no Palco Super Bock (dia 7, final de tarde)
A personalidade fascinante deste invulgar bluesman (com ar de agricultor texano) fez metade do serviço; a outra metade foi a sua imensa competência técnica (assente em instrumentos feitos de jantes ou de caixas de cigarros ou de cordas a menos). Tudo isto dá mais que 100%!

2º Jane’s Addiction no Palco Optimus (dia 9, noite cerrada)
Espectáculo com uma consistência muito acima da média festivaleira, feito de bailarinas de lingerie, som pesadão e de um provocador rebelde chamado Perry Farrell. Memorável!

3º Iggy & The Stooges no Palco Optimus (dia 7, noite)
Rock a eito em direcção à sua essência: carnal, rude, pouco diplomático. Uma lição de história para todos aprendermos e relembrarmos.

4º Anna Calvi no Palco Super Bock (dia 6, início de noite)
A menina ruiva esticou as cordas de um canto lírico para um arranhar felino na guitarra eléctrica; ou para a projecção do rock a um estado transcendente.

5º Diabo na Cruz no Palco Super Bock (dia 9, noite)
Numa linha invisível entre folclore nacional e indie rock, perante um público conhecedor que compareceu à chamada de última hora.

6º Fleet Foxes no Palco Super Bock (dia 8, final de tarde)
Apanhados em flagrante, e durante uma hora, nas suas harmonias folk poderosas. Afinal, o estúdio não mente.

7º Crocodiles no Palco Super Bock (dia 7, a meio da tarde)
Encarnação demolidora de algo parecido com os Jesus & Mary Chain da primeira fase. Há ali poder para motim da rapaziada.

8º Everything Everything no Palco Super Bock (dia 7, à tarde)
Pareciam os Coldplay, mas em bons.

9º Uffie do Palco Optimus Clubbing (dia 8, início de madrugada)
A boneca electrónica da editora Dim Mak fugiu da casa de brinquedos e portou-se mal (isto é, bem). Indomável, incasável e, provavelmente, uma stagediver recordista.

10º Kaiser Chiefs no Palco Super Bock (dia 9, fim de tarde)
Uma alcunha para o vocalista Ricky Wilson: o Forrest Gump do brit-rock. Uma das suas corridas terminou num posto de venda de cerveja. Só mesmo ele!

Concertos que não vi ou que vi mal que poderiam alterar este top: Grinderman, Primal Scream, TV on the Radio ou Orelha Negra, todos com testemunhos muito elogiosos.

GP

Sem comentários:

Enviar um comentário